Facilitador: melhor e mais eficiente que o professor-oráculo

Na educação de adultos, nos treinamentos, é menor a eficiência do professor tipo oráculo, que “despeja a seres incultos o seu conhecimento”. No seu lugar, temos o facilitador, que respeita a experiência e o conhecimento dos aprendizes e que possui atitudes como: Guia que indica o caminho Participa do aprendizado Numa boa turma, quase não se distingue…

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Fazer mais com menos, em treinamentos

As empresas sempre buscam fazer mais com menos. Orçamentos sempre são apertados e exigências sempre são largas. É assim que se ganha eficiência. Ainda mais em dias de PIB baixo, como os atuais. Pode ser muito útil aproveitar esse momento não para diminuir a carga de treinamentos, mas sim aumentá-la, nos conteúdos internos, com treinadores…

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Adultos não são vasos vazios

Um erro comum, na educação de adultos, é considerá-los como “vasos vazios”, que serão preenchidos por algum conteúdo. Não é verdade. Adultos têm experiências próprias, vivências e conhecimentos prévios. Muitas vezes, em volume e qualidade superior ao próprio facilitador. Mais que reconhecido, isso deve ser compartilhado e utilizado para um melhor aprendizado no treinamento. Por…

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Hoje vai ser um dia duro… Precisa ser assim?

Quantos treinamentos começam assim: hoje vai ser um dia duro, teremos 8 horas pela frente… Vou até pedir a vocês que nem tomem café, para ganharmos tempo… Vai ser bem chato, mas será necessário. Exagero? Já vi muitas convenções, muitos treinamentos começando assim. Que tal trocar esse terror por mais motivação. Abrir com uma dinâmica,…

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Ensinamos do jeito que gostamos de aprender, esse é o problema…

De acordo com a teoria de David Kolb, temos quatro estilos de aprendizagem: divergentes, assimiladores, convergentes e acomodadores. Outros autores oferecem outras divisões, mas o importante é que temos estilos diferentes de aprendizagem. Segundo Kolb, de forma simplificada, podemos dizer que os divergentes preferem mais ver do que fazer, são geradores de ideias, gostam de…

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No treinamento, o foco é no que será ensinado ou aprendido?

Foco no que vai ser ensinado: sala de aula, Power Point, exposição unidirecional treinador – aprendiz. Executivos viram “alunos”, o treinador vira “professor”, o treinamento fica desinteressante a eficácia vai embora. Foco no que será aprendido: mesas redondas, compartilhamento de experiências, debates em grupos, maior relação aprendiz – aprendiz do que treinador – aprendiz. Variações das…

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Mas será que os treinadores querem ser treinados?

Quase todos temos o péssimo histórico de aprendizado em uma sala de aula, com um professor falando muito e rabiscando em um quadro branco. Muitos multiplicadores internos repetem essa mesma situação. Apenas trocam o quadro branco por um vistoso (às vezes não tão vistoso) Power Point. Portanto, melhor começar o treinamento de treinadores com sua conscientização. Mostrar quais são os benefícios, os…

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Melhor treinar os treinadores

Todas as empresas realizam treinamentos sobre suas soluções, sobre seus produtos. E, acertadamente, consideram seus gerentes e/ou diretores, as pessoas mais adequadas para fazer um treinamento sobre esses produtos, essas soluções. Afinal, eles é que mais entendem disso. Mas será que eles sabem ser facilitadores tanto quanto entendem do produto? Nem todos. E então o…

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