Treinamento bom é treinamento que traz resultado

Sempre digo que um bom treinamento deve provocar três comentários dos seus participantes: gostei, aprendi e vou usar. Para isso, o facilitador precisa ter domínio do tema, empatia para entender o momento da turma e suas necessidades, além de entusiasmo e clareza, para que o treinamento valha a pena, seja entendido e aprendido (adaptado de Enhancing…

Read More

A entrega de um treinamento é a hora da verdade

Todos sabem que uma corrente tem a força de seu elo mais fraco. E, em treinamentos, um elo que pode ser muito forte ou não, é o que liga uma consultoria ao seu cliente. Esse elo é o facilitador. A hora da verdade é a hora da entrega, da aplicação. Independentemente do tamanho da consultoria,…

Read More

Propósito comum, para alinhamento de diretorias e equipes

Que tal trocar team building por purpose building? É o propósito que move e une as pessoas. Muitos autores falam sobre a importância do propósito, mas se você não colaborou com os 32 milhões de views da palestra do Simon Sinek no TED, veja neste link . Propósitos alinhados geram grupos de amigos, colegas de escola,…

Read More

Uma imagem com história vale muito mais

Fotos, fotos, fotos… tudo, hoje em dia, são fotos… Quase mais importante que o evento, é o seu registro. “É a necessidade de tirar fotos”, diz Ary Diesendruck, fotógrafo, professor de fotografia em universidades, pesquisador sobre o tema e parceiro nosso, na Maix, em treinamentos que utilizam o recurso fotográfico como base para o aprendizado…

Read More

Para aprender, é melhor relembrar do que reler

Muita gente acredita que estudar é retomar um conteúdo e relê-lo à exaustão. Existe um jeito melhor, que a gente encontra em diversos autores, mas Peter C. Brown, Henry Roediger e Mark McDaniel comprovam com estudos e pesquisas, no livro Make it Stick que, melhor do que reler diversas vezes um conteúdo, é melhor relembrá-lo, depois de…

Read More

Sorria! E faça acontecer.

A vida é desafiante e às vezes o desafio acaba provocando o mau humor… Será que o humor é provocado ou somos nós que o escolhemos? Acredito que a qualidade do humor é opcional. Às vezes fica difícil, mas mesmo assim é opcional. Para a maioria das pessoas, o humor não se levanta sozinho. Pelo…

Read More

Para que servem as dinâmicas, em um treinamento?

Outro dia, falando sobre treinamentos, um gestor comercial me disse que dinâmica é necessário, para deixar o treinamento mais agradável. Também serve para isso. Mas há muito mais a ser aproveitado por uma dinâmica em um treinamento. Dinâmicas servem para: Quebrar o gelo, integrar participantes, essencial em um início de trabalho Explicitar comportamentos a serem…

Read More