Sempre digo que um bom treinamento deve provocar três comentários dos seus participantes: gostei, aprendi e vou usar.

Para isso, o facilitador precisa ter domínio do tema, empatia para entender o momento da turma e suas necessidades, além de entusiasmo e clareza, para que o treinamento valha a pena, seja entendido e aprendido (adaptado de Enhancing Adult Motivation to Learn, de Raymond J. Wlodkowski).

Como metodologia, gosto e adoto a “6Ds – As seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio“, pela sua abrangência completa em todas as áreas de um treinamento. Desde seu primeiro momento, até seu término… quer dizer… será que existe um momento final para o aprendizado?

E, como dizem os autores do 6Ds, treinamentos servem para um único objetivo: “melhorar a performance dos colaboradores e, portanto, da organização como um todo”.

Por isso que os participantes precisam dizer: gostei, aprendi e vou usar.

 

José Rodrigues Passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *