Que tal trocar team building por purpose building?
É o propósito que move e une as pessoas.
Muitos autores falam sobre a importância do propósito, mas se você não colaborou com os 32 milhões de views da palestra do Simon Sinek no TED, veja neste link .
Propósitos alinhados geram grupos de amigos, colegas de escola, frequentadores de igrejas, esportistas em academias, dançarinos em escolas de dança, casais, famílias e equipes nas empresas.
Quando os propósitos mudam, se desfazem esses grupos.
Em uma empresa, cada diretoria, cada equipe tem seu propósito. E é natural e importante que seja assim.
O problema é quando esses propósitos se distanciam e ficam sem um propósito único, que os una, que aglutine todas as diretorias e todas as equipes. Aí vêm os atritos, a falta de colaboração, acompanhado de ressentimentos e desconfianças.
Então contrata-se uma consultoria para fazer um team builnding. Funciona, nós também fazemos.
Mas o que nós acreditamos é que pode ser bem melhor trocar o team building por um purpose building. De forma estruturada, com metodologia, realizar encontros para construção deste propósito único.
Quando existe foco e propósito unificados, não dá tempo (nem vontade) de olhar para outras coisas, a não ser no que é preciso fazer para atender a este foco, a este objetivo comum.
Pode funcionar como passar uma régua nos atritos do passado e caminhar, de agora em diante, com foco neste propósito único, que foi construído pelos participantes do “purpose building”, de forma equilibrada, estruturada, eficiente e, acima de tudo, colaborativa.
José Rodrigues Passarinho